Encontro com Ludmila Petruchevskaia na Livraria da Travessa


Na quinta-feira, 04 de janeiro de 2018, na Livraria da Travessa de Botafogo, foi realizado um encontro daqueles que só podem ser caracterizados como únicos. Afinal de contas, quando é que os estudantes de literatura russa no Brasil conseguirão estar de frente com um dos autores, cujos textos analisam e traduzem, do russo para o português, em suas aulas habituais na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro?

Pois foi exatamente o que aconteceu. Os estudantes de literatura russa da UFRJ tiveram a oportunidade de passar quase duas horas com uma das grandes escritoras russas da atualidade, Ludmila Stefanovna Petruchevskaia, autora de uma extensa obra artística, que inclui peças de teatro, contos, novelas, canções e roteiros de filmes e desenhos animados. No Brasil, o único texto da autora publicado em português brasileiro é  A Dama dos Cachorros, traduzido por Graziela Schneider Urso para a Antologia do Conto Russo, editada pela Editora 34. Está previsto para o dia 17 deste mês o lançamento do primeiro livro de contos da autora traduzido para o português por Cecília Rosas, a saber, Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha, a ser lançado pela Editora Companhia das Letras.

O encontro ocorreu mediante iniciativa da professora de literatura russa, Sonia Branco, e de uma das estudantes do curso de russo da UFRJ, Sofia Ostoff, que leram no jornal a notícia de que a escritora estaria no Brasil no início de 2018, juntamente com um de seus filhos. Imediatamente tinha início uma busca incansável pelo contato dos dois, que se demonstraram muito receptivos e  interessados pela ideia de se encontrarem com os alunos do curso de russo, quando a escritora estivesse no Brasil.

Em breve, trechos da fala da escritora no encontro, bem como suas respostas às perguntas dos presentes serão publicados no primeiro número da SLOVO - Revista de Estudos em Eslavística, editada pelo SLAV.