Integrantes

Professor de Língua Russa do Setor de Letras Russas da Faculdade de Letras da UFRJ; Doutor em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Modelos Baseados no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática de Construções, estudos comparados entre russo e português, descrição e análise da língua russa, tradução, sociolinguística.

Sonia Branco Soares - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em português-russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é colaboradora da pós-graduação em cultura e literatura russa da Universidade de São Paulo, colaboradora da Sociedade Brasileira Dostoiévski e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tradutora de obras dos autores clássicos Tolstói e Turguêniev, de Eisenstein, contemporâneos como Svetlana Aleksiêvitch. Tradutora e pesquisadora de crítica literária, tendo traduzido ensaios dos críticos Tchernichévski, Dobroliúbov, Píssariev e Mikhailóvski. Área de atuação: literatura e cultura russa, crítica literária, tradução.

Elitza Lubenova Bachvarova - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui doutorado em História Comparada - UFRJ, mestrado em Sociologia - University of Chicago e graduação em Antropologia - University of Chicago. Tem interesse e experiência em Sociologia, Demografia, Migrações, História, Ciência Política, Política Internacional, Direitos Humanos, Justiça Transiciona, Literatura e Cultura Russa e do Leste Europeu, Tradução e Mudanças Climáticas. Ensina atualmente no Departamento de Letras Orientais e Eslavas/Faculdade de Letras/UFRJ.